17/08/09

Montagens de fotos e molduras no Photoshop

Hoje veremos como usar duas ou mais fotografias para criar molduras no Photoshop.
O processo é bem simples, e você usará uma foto como pano de fundo e as outras fotos como sua imaginação quiser. Para este tutorial, utilizei duas fotos apenas mas, você pode criar esta moldura em quantas fotos quiser.
Você ainda pode ver como criar molduras nas fotos com Photoshop de uma forma bem mais simples, no artigo Moldura nas fotos com Photoshop.

Preparando as fotografias para a criação da moldura

Para começar a criar a moldura nas fotos com o Photoshop, abra as imagens e escolha uma imagem para ser o pano de fundo, copie a outra imagem para essa foto, assim como fiz com estas fotos abaixo:
Montagem com fotos
Pode ser necessário redimensionar a foto copiada. Se for este o seu caso, vá primeiro em Layer > Smart Object > Convert to Smart Object; depois, faça o procedimento normal para redimensionar a imagem: Edit > Transform > Scale.
Redimensione a imagem para ficar com o aspecto parecido com o do imagem mostrada anteriormente.

Usando a régua e guias do Photoshop para criar molduras

Como diferencial para este tutorial, quero que os leitores aprendam que é possível usar a régua e guias do Photoshop para criar molduras nas fotos.
Para visualizar a régua do Photoshop, vá em View > Rulers ou, simplesmente, CTRL + R; para utilizar as guias, basta clicar com o ponteiro do mouse na área da régua e arrastar o cursor até onde desejar. Veja a imagem a seguir e tente deixar sua imagem parecida:
Régua e Guias do Photoshop
Com as guias nessa posição, vamos ao próximo passo.

Criando a moldura na foto com Photoshop

Vamos criar a moldura na foto, utilizando Retangular Marquee Tool.
Ative esta ferramenta através da caixa de ferramentas. Crie uma seleção na imagem, ao redor do retângulo maior formado pelas guias.
Logo em seguida, mantenha pressionada a tecla ALT e crie uma seleção ao redor do retângulo menor- ao redor da fotografia- formado pelas guias.
Atenção: Para melhor aproveitamento deste tutorial, é necessário saber trabalhar com camadas no Photoshop. Por isso, recomendo a leitura do artigo Como usar camadas no Photoshop.
Na paleta Layers, clique na camada de fundo e crie uma nova camada.
Preencha a seleção; vá em Edit > Fill. Preencha com a cor branca.
Faça um traçado na seleção. Para isso, vá em Edit > Stroke. Selecione outside e uma largura de mais ou menos 5px- depende muito do tamanho da foto. Nesse momento, a imagem deverá estar com o seguinte aspecto:
Moldura nas fotos 3

Movimentando a moldura na foto

O próximo passo será movimentar a imagem e a moldura dentro da foto de fundo. Vamos incliná-los em -15°.
Antes disso, é preciso linkar a camada da imagem com a da moldura, para que as duas camadas sejam movimentadas ao mesmo tempo, como se fossem uma. Para tanto, faça o seguinte:
Na paleta Layers, e pressionando a tecla CTRL, clique sobre o nome das camadas que serão linkadas.
Clique no ícone do canto inferior esquerdo da paleta Layers. Este ícone é um elo de corrente e seu nome é, justamente, Link Layers.
Agora, aparecerá o mesmo ícone ao lado do nome das camadas linkadas.
Para inclinar as duas camadas em -15°, vá em Edit > Transform > Rotate.
Digite [-15], no campo ao lado do campo H, na barra de opções. Da direita para a esquerda, é o terceiro ícone. Tecle Enter.
Para esclarecimentos sobre esta parte do tutorial, para saber o que é barra de opções e onde se localiza, veja o artigo Área de trabalho do Photoshop CS3.

finalizando a moldura

Para finalizar, vamos brincar um pouco com essa moldura criada.
Vá em Layer > Layer Style > Drop Shadow e altere somente os valores de Distance- para 30px- e size- para 20px.
É possível, também, sobrepor uma textura, como a textura de papel que usei para finalizar minha moldura com Photoshop. Para isso, vá em Layer > Layer Style > Pattern Overlay.
Veja como ficou a montagem com as fotos e moldura:
Moldura nas fotos
Abraços e até a próxima.

5 comentários:

Canal Adobe Photoshop disse...

Esse é um efeito bem simples. Mas que dá uma visão muito bacana na fotografia. Uma boa opção, é usar imagens com tonalidades diferentes, o efeito, fica ótimo.

abraços

Fábio Alves disse...

Eu adorei!!!

Já fiz duas imagens belíssimas graças a esse tutorial, que é simples e soberbo.

Também venho acompanhando outros tutoriais do site.

Parabéns e muito obrigado!

Taillard disse...

Show!
Seu blog é fantastico querido! Tem sido minha escola nos ultimos tempos,e tenho aprendido bastante.
Contigo photoshop é sem delongasss!
Arraza!

Anônimo disse...

Olá, seu blog é mto bom, posso te pedir uma coisa? meu photoshop é em português, tem como vc editar em português? te agradeço mto

Rodrigo Neves disse...

Ok, amigo.
Para sorte sua, estou começando uma série de artigos sobre o Photoshop CS6 em português. Nessa série, explicarei o funcionamento das principais ferramentas do Photoshop e também as novidades que acompanham essa versão, como Tilt-Shift, por exemplo.

Aguarde.

Postar um comentário

Artigos Populares e Interessantes